segunda-feira, 25 de maio de 2009

702- D


Vilão de Lenço:





Dança realizada no salão, onde são exigidas movimentos rápidos e de grande coordenação neuro-muscular. Dela participam quantos pares o local comportar, porém sempre número par de pares. Consiste em fazer evoluções com as fitas abertas e fechadas, dando um colorido e uma alegria característica do fandango. O vilào brasileiro deve Ter originado no Vilão português, que significava “morador da vila” ou “camponês”. O vilão era considerado “dança miúda ou contra dança”, e era a única dança miúda executada sem cantar os versos; onde realizava-se com a participação só de homens ou só de mulheres.
Atualmente tomam parte homens e mulheres, permanecendo uma auxência de contato. O vilão de lenço é dançado com o acompanhamento de uma viola, sem canto, executado em duas colunas ou fileiras, onde os pares eguram a ponta do lenço e com os braços elevados, formam arcos sob os quais todos passam. Os homens rufam os pés em pateo lento, e as mulheres fazem passos para um passo e outro. Há cumprimentos com reverência entre os cavalheiros e as damas, onde os barulhos dos pés silenciam-se. A passagem sob os lenços é feita em corridinha, os movimentos dos pares são simultâneos e sem interrupção. Os fatos de uns avançarem e outros recuarem, uns abaixarem os lenços e outros elevarem-nos, produzem um movimento ondulatório de grande efeito.
O violeiro rege a dança e é chamado de “mestre de fandango”. Em relação à execução do vilão de lenço em cada estado ou em cada cidade, percebe-se que há algumas particularidades e tem em alguns lugares, a mesma música e a mesma letra da cana-verde, só diferenciando desta pela coreografia.
O vilão de lenço ou de fita, também chamado de sapo, estava caindo em desuso, sendo encotnrado em poucos lugares, apesar de ser fácio e de grade efeito, enriquecido que é pela presença dos lenços coloridos. O maior interesse da dança está na ondulação desta peça, provocada pela movimentação dos dançarinos. Acreditamos que com a difusão que tem tido no ambiente escolar, venha a projetar-se como merece.





Nenhum comentário:

Postar um comentário