segunda-feira, 25 de maio de 2009

702- C

DANÇA DO CAMALEÃO.

Esta dança foi pesquisada e colhida nos municípios paraibanos de Taperoá, Santa Luzia e Pombal, pelos próprios integrantes do Grupo Folclórico do SESC, na época de sua criação, no final dos anos 60.

Faz alusão ao lagarto conhecido como camaleão que muda de cor de acordo com a época/tempo, espécie muito comum nas regiões citadas, que por ser de cor das folhagens das plantações (milho, feijão e outros), passa a ser confudido com as folhas.O camaleão tem como principal defesa a cauda que usa para chicotear quem o ataca. Foi no gesto de girar usando a cauda que as pessoas vendo, adaptaram para a dança.Com os passos da chula e alusão ao lagarto, a coreografia do giro com o pulo, foi criada/adaptada baseada na cauda do camaleão, que ao usa-la para se defender, chicoteia o ar dando um pulo.Fonte:
http://folclore.pb.sesc.com.br/curiosidades.html

Camaleão (AM) - é dança de pares soltos que desenvolvem coreografia constituída por sete diferentes passos, chamados jornadas. Organizados em duas fileiras, homens e mulheres executam passos laterais de deslize, vênias entre os pares, palmas na mão do parceiro, troca de lugares, sapateados rítmicos, requebrados, palmeados das mulheres e dos homens entre si, terminando com o passo inicial. O conjunto musical é formado por viola, cavaquinho, rabeca e violão. Nessa dança usa-se indumentárias específica inspirada “no tempo do império”: os homens trajam fraque de abas, colete, culotes, meias brancaslongas, sapato preto afivelado, gravata pomposa; as mulheres trajam saias longas rodadas,
blusas soltas, meias brancas, sapatos afivelados.

O camaleão, segundo definição de Lúcia Maciel, integrante de Os Cariris, é uma dança que imita a coreografia que faz o animal que leva este nome, quando se prepara para se defender de um predador. O grupo antigo o dançava ao redor de fogueiras, mantendo a tradição das danças originais, as quadrilhas americanas e francesas, introduzidas no Brasil por diversas etnias européias. Atualmente, Os Cariris é formado por 38 dançarinos, situados na faixa etária dos 13 aos 40 anos e domina um repertório incontável de danças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário